Até os mais experientes utilizadores do Twitter cometem erros. E é a cometer erros que se aprende a evitá-los, mais tarde. Vários foram os utilizadores que “meteram a pata na poça” ( e continuam a fazê-lo) acabando por cometer um, ou vários erros. Estes erros podem levar a mal-entendidos, perda de seguidores e até criar uma má reputação. Seguem-se 9 erros que pode evitar no Twitter.

1. Pense primeiro, tweet depois.

Não faltam exemplos de tweets lançados que depois voltam para assombrar quem os lançou! É tão fácil e rápido “atirar” um tweet que muitas vezes as pessoas esquecem-se de pensar no que estão a escrever. E depois de o escrever não há forma de o retirar! Pense primeiro, e antes de tweetar pense novamente.

2. Os seus tweets estão protegidos

As definições de privacidade no Twitter funcionam de maneira diferente das outras redes sociais. Os seus tweets têm que estar “desprotegidos” para que as pessoas os possam ver. Vá a “Configurações” >> “Conta” >> e clique em “Proteger os meus Tweets” para retirar o “visto” da caixa de selecção. Isto deve retirar a protecção e deixar que todos vejam os seus tweets. Isto é de extrema importância, principalmente se você utiliza o “Twitter para Negócios” (ainda não disponível para Portugal!)

3. Rajadas de Tweets.

A maioria dos tweeters (utilizadores do Twitter) faz a asneira de tweetar tudo o que lhe apetece num curto espaço de tempo e depois, durante o resto do dia, o seu feed de tweets fica parado. Para obter alguma relevância no Twitter, devemos tweetar regularmente, ao longo do dia. Rajadas de tweets acabam por chatear os nossos seguidores, que são bombardeados por vários tweets seguidos, o que pode levar a que deixem de o seguir!

4. Os seus tweets não são interessantes.

Não é uma grande quantidade de tweets que lhe vão trazer engajamento. Tweetar em quantidade só faz com os seus tweets sejam uma perda de tempo! Se você quer encorajar alguém a seguir um link ou a retweetar o seu conteúdo, introduza-o de forma apelativa. Tweetar um link é como escrever um bom título, tem que captar a atenção.

5. Não deixar espaço para retweets.

Se você quer que os seus seguidores retweetem os seus tweets tem que lhes dar espaço (caracteres) para que o façam. A maioria das pessoas não vai editar os seus tweets antes de os retweetar, por isso você deve deixar alguns caracteres livres para um “RT @seunome”, pelo menos.

6. Não retweetar outros tweeters.

Dar para receber, especialmente no Twitter. Se você não faz alguns retweets (RT’s) de outros tweeters, de alguns dos seus seguidores, está a dar-lhes uma razão para que não façam RT’s aos seus. Habitue-se a fazer RT’s dos melhores artigos que encontrar no seu feed. Vai ver que obterá reciprocidade com isso.

7. Não seguir os outros.

O Twitter é um mundo onde “uma mão ajuda a outra”, já o deve ter percebido ao ler o ponto anterior. Se você quer mais seguidores você tem que seguir outros utilizadores. Quantas mais pessoas ou empresas você seguir, mais serão as pessoas que o vão encontrar e segui-lo.

8. Os seus tweets são vagos e sem sentido.

Outro erro comum é o de tweetar coisas que ninguém percebe! Do género “esta coisa não presta” sem qualquer explicação. Inclua sempre uma ligação para um artigo, vídeo ou imagem de forma a que as pessoas que vêem o seu feed percebam do que está a falar.

9. Utilizar @ em vez de .@

Parece uma insignificância mas não é! Se você não utilizar o ponto (.) antes da arroba “@” o conteúdo do seu tweet só será visto pelas pessoas que o sigam a si e aos utilizadores que você mencionar! Ao mencionar outros utilizadores (@utilizador) utilize sempre o ponto antes da arroba, de forma a que todos possam ver o que publicou.

O Twitter é uma ferramenta simples e muito completa para se utilizar, em qualquer altura, desde que seja usada correctamente. Evite estes erros mais comuns e prepare-se para prosperar e criar uma rede de ligações e influências que o poderá elevar, e/ou à sua empresa, a um outro patamar de comunicação e de proximidade com o seu público.