Com a concretização (finalmente) da compra do Twitter por parte de Elon Musk, iniciou-se um êxodo de utilizadores que temendo que o controlo anunciado pelo dono da The Boring Company e fundador da Tesla venha a cortar liberdades de expressão e criação.

Este fenómeno acaba por vir beneficiar outras redes sociais que, de alguma forma, têm vindo a gravitar em torno dos grandes nomes das redes sociais, maioritariamente, norte-americanas. Uma das redes sociais que tem vindo a beneficiar deste êxodo de utilizadores do Twitter é o, até agora desconhecido do público em geral, Mastodon!

Mas afinal, o que é o Mastodon?

O Mastodon já povoa a internet há uns bons 6 anos. Surgiu em 2016 como uma rede social open-source, composta por diversos grupos ou comunidades, em torno de interesses específicos. À primeira vista, o Mastodon é uma rede muito semelhante ao Twitter: os utilizadores criam o seu perfil, escolhem o seu nickhandle, e publicam os seus “toots – btw: “toot” é uma palavra menos ofensiva e utilizada para “fart” (bufa ou traque) – que não deixa de ser uma nomenclatura bem “à propos” para descrever a maioria das publicações e comentários que vemos online!

Mas… as semelhanças ficam-se por aqui! De facto, contrariamente ao Twitter, o Mastodon é um aglomerado de comunidades de utilizadores, de diversas nacionalidades, que se concentram em torno de várias temáticas. Entre arte, música, literatura, ou assuntos da generalidade mundial, a escolha é variada e com certeza qualquer utilizador irá encontrar um novo espaço para os seus pensamentos. Apesar disso, a plataforma afirma ter crescido mais de 200 mil utilizadores só na última semana, tendo já ultrapassado 1 milhão de utilizadores.

Moderação e Anúncios

A moderação existe, servidor a servidor. Ou seja, alguns servidores têm regras bastante restritas, outros não têm quaisquer regras, e depois tudo o que estiver no intermédio destes dois pontos! Como os servidores são geridos por indivíduos ou organizações, a moderação depende dessa gestão. No entanto é possível bloquear utilizadores ou denunciar publicações aos gestores do servidor.

Quanto aos anúncios, de momento, não existe qualquer tipo de solução para publicação de anúncios. No entanto, nada impede alguém de publicar um toot promovendo a sua empresa, serviços ou produtos, só não terá forma de o promover de modo a atingir um maior número de utilizadores.

A utilização do Mastodon é gratuita e o código é Open Source, mas existem servidores que pedem donativos para ajudar à sua manutenção.

O que precisa fazer para se inscrever no Mastodon?

Primeiro precisa de se registar através do website ou instalar a App para utilizar o serviço. Existem diferentes Apps que permitem registar no Mastodon, eu comecei pela oficial, que podem encontrar no website oficial: https://joinmastodon.org/.

Experimente, e não se esqueça de seguir a minha conta. Até já.