Um MASTODONte nas Redes Sociais

Com a concretização (finalmente) da compra do Twitter por parte de Elon Musk, iniciou-se um êxodo de utilizadores que temendo que o controlo anunciado pelo dono da The Boring Company e fundador da Tesla venha a cortar liberdades de expressão e criação.

Este fenómeno acaba por vir beneficiar outras redes sociais que, de alguma forma, têm vindo a gravitar em torno dos grandes nomes das redes sociais, maioritariamente, norte-americanas. Uma das redes sociais que tem vindo a beneficiar deste êxodo de utilizadores do Twitter é o, até agora desconhecido do público em geral, Mastodon!

Mas afinal, o que é o Mastodon?

O Mastodon já povoa a internet há uns bons 6 anos. Surgiu em 2016 como uma rede social open-source, composta por diversos grupos ou comunidades, em torno de interesses específicos. À primeira vista, o Mastodon é uma rede muito semelhante ao Twitter: os utilizadores criam o seu perfil, escolhem o seu nickhandle, e publicam os seus “toots – btw: “toot” é uma palavra menos ofensiva e utilizada para “fart” (bufa ou traque) – que não deixa de ser uma nomenclatura bem “à propos” para descrever a maioria das publicações e comentários que vemos online!

Mas… as semelhanças ficam-se por aqui! De facto, contrariamente ao Twitter, o Mastodon é um aglomerado de comunidades de utilizadores, de diversas nacionalidades, que se concentram em torno de várias temáticas. Entre arte, música, literatura, ou assuntos da generalidade mundial, a escolha é variada e com certeza qualquer utilizador irá encontrar um novo espaço para os seus pensamentos. Apesar disso, a plataforma afirma ter crescido mais de 200 mil utilizadores só na última semana, tendo já ultrapassado 1 milhão de utilizadores.

Moderação e Anúncios

A moderação existe, servidor a servidor. Ou seja, alguns servidores têm regras bastante restritas, outros não têm quaisquer regras, e depois tudo o que estiver no intermédio destes dois pontos! Como os servidores são geridos por indivíduos ou organizações, a moderação depende dessa gestão. No entanto é possível bloquear utilizadores ou denunciar publicações aos gestores do servidor.

Quanto aos anúncios, de momento, não existe qualquer tipo de solução para publicação de anúncios. No entanto, nada impede alguém de publicar um toot promovendo a sua empresa, serviços ou produtos, só não terá forma de o promover de modo a atingir um maior número de utilizadores.

A utilização do Mastodon é gratuita e o código é Open Source, mas existem servidores que pedem donativos para ajudar à sua manutenção.

 

O que precisa fazer para se inscrever no Mastodon?

Primeiro precisa de se registar através do website ou instalar a App para utilizar o serviço. Existem diferentes Apps que permitem registar no Mastodon, eu comecei pela oficial, que podem encontrar no website oficial: https://joinmastodon.org/.

  • De seguida há que escolher um servidor. Isso: escolher um servidor. Os servidores/comunidades são vários. O facto de escolher um servidor não vai impedir de seguir utilizadores de outros servidores, mas esta primeira escolha vai colocar o seu utilizador numa comunidade inicial, que deverá estar mais relacionada com os seus interesses. Existem também servidores em que o registo é imediato e outros que necessitam de uma autorização do lado da gestão do servidor, para aprovar o registo.
  • Escolhido o servidor chegará ao perfil pessoal. Introduzir nome, selecionar nickhandle, introduzir email de registo, carregar foto/avatar… o standard de qualquer rede social.
  • Mas atenção, o registo pode não ser imediato e deverá ficar sujeito a aprovação pelos gestores do servidor onde estiver a fazer a sua ligação inicial.
  • Depois de efetuado o registo e conseguir, finalmente, aceder ao seu perfil, poderá depois começar a procurar contas para seguir, ou hashtags (tal como no Twitter). Aqui é que a coisa se complica um pouco. Ao contrário do Twitter, esta rede não faz sugestões de contas para seguir. Se a conta que pretender seguir se encontrar no mesmo servidor, bastará pesquisar pelo nickhadle (se o conhecer) ou pelo nome do utilizador. Mas, se a conta que quiser seguir estiver em outro servidor, terá de conhecer o endereço completo para o poder seguir. Por exemplo, eu registei a minha conta utilizando o mesmo nickhandle que já tinha no Twitter (@giljspereira), através do servidor mas.to. Se o seu utilizador estiver no mesmo servidor, bastará pesquisar por “@giljspereira”, no entanto, se o seu utilizador estiver num servidor diferente, a pesquisa deverá ser por “@giljspereira@mas.to”.

Experimente, e não se esqueça de seguir a minha conta. Até já.

Vamos Falar?

Quer enviar-me uma mensagem ou tem alguma questão a colocar-me? Não hesite em contactar-me. Clique no botão e envie-me uma mensagem ou marque uma reunião comigo. Até já.

Enviar MensagemMarcar Reunião