Redes Sociais: (re)Visitando o Pinterest.
Quando foi a última vez que utilizou a rede social Pinterest para a sua estratégia de comunicação? (Procurar um infográfico ou uma imagem para uma apresentação não conta!)
A sua resposta poderá ser semelhante à minha:
No hype da rede social criei um perfil, procurei conteúdos e criei Álbuns temáticos, segui alguns utilizadores… e pouco mais.
Se não o fez, ainda está a tempo, faça-o depois de ler este artigo.
Se o fez e procura dicas para utilizar o Pinterest na sua estratégia de Marketing, este artigo também é para si.
Então, o que é o Pinterest?
O Pinterest é uma rede social de partilha de imagens e fotos – chamados Pins ou Pin (no singular) – que permite, para além de publicar as suas próprias fotos e imagens, guardar pins de outros utilizadores e arquivá-los em Álbuns temáticos de forma muito simples e intuitiva. Permite também seguir outros utilizadores ou perfis profissionais, ser seguido por eles e ainda fazer e responder comentários. Dizem os especialistas que o ato de publicar um Pin no Pinterest chama-se “Pinar” (pelo menos é que diz a própria rede nas suas traduções oficiais).
Embora preceda no tempo a algumas redes visuais mais utilizadas, como o Instagram, a sua forma de utilização evoluiu e esta rede é agora mais utilizada como um arquivo/catálogo de imagens, relegando para segundo plano a sua funcionalidade, tão bem adquirida pelo Instagram, de “rede social”.
No entanto, o Pinterest não deve ser ignorado como rede de referência, nomeadamente em negócios com catálogos de produtos e coleções segmentadas, na medida em que se pode revelar uma excelente fonte de tráfego para o seu website e uma excelente ferramenta de comunicação para o seu negócio. Veja os exemplos da La Redoute ou do DeBorla (agora Hôma).
Redes como o Instagram ou o Youtube apresentam-se como redes de maior utilização, no entanto o facto é que, em Portugal, o Pinterest é a segunda rede social mais visitada, a seguir ao Facebook, que leva larga vantagem!
Alcance no Pinterest.
Nestes últimos dias, dei por mim a (re)visitar o meu perfil no Pinterest e acabei por envolver mais algum tempo nesta rede. Confesso que esta visita se deveu apenas a um alerta de início de sessão suspeito que me levou a alterar algumas definições de segurança mas, após verificar algumas mensagens, constatei que, embora algo desleixado por mim (o último pin efetuado por mim tem 2 anos!), este perfil se encontrava ativo e a receber visitas e cliques de forma assídua! Repare, sem efetuar atualizações ou publicações novas, com o perfil em “autogestão”, no último ano (entre março de 2018 e março de 2019), verificava uma média mensal de 356 visualizadores!
Neste ponto convém dizer que o perfil que tenho configurado no Pinterest é um perfil “profissional”, o que me permite acesso ao Dashboard de Analítica, criar campanhas de publicidade com Pins Promovidos e Pins Comprados assim como criar Pins Enriquecidos (Rich Pins) e ainda acesso antecipado a algumas funções e características que acabam mais tarde por ser implementadas na plataforma.
Tome nota:
Se quer tirar o máximo partido do Pinterest para o seu negócio, então trate já de alterar o seu perfil para um Perfil Business.
Com um perfil profissional (business), poderá então promover os seus Pins junto da comunidade de utilizadores. Vai poder criar campanhas e anúncios de forma muito simples e intuitiva, com objetivos bem definidos, segmentação simples, por tipo de audiência e interesses, dispositivos, etc. Uma segmentação muito semelhante ao Facebook, por exemplo.
Assim, verifique a sua estratégia de marketing online,e analise a integração do Pinterest na sua comunicação, será seguramente uma mais-valia para o seu negócio. Não perca mais tempo e comece desde já a Pinar para a sua comunidade de seguidores.
Se tiver alguma questão deixe-a nos comentários ou envie-me uma mensagem.
Continue a ler...
Vamos Falar?
Quer enviar-me uma mensagem ou tem alguma questão a colocar-me? Não hesite em contactar-me. Clique no botão e envie-me uma mensagem ou marque uma reunião comigo. Até já.
Enviar MensagemMarcar Reunião