Certo dia recebemos da Google, junto com alguma parafernália da marca, um postal simples, de fundo laranja e letras brancas, que dizia simplesmente isto:

“get recognized for your great work”

(“Sê reconhecido pelo teu excelente trabalho”).

Ainda guardo este postal em cima da secretária, à minha frente, por baixo do ecrã de computador.

https://www.instagram.com/p/BjXp_e9nLux/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

Em alturas de crise, como a que atravessamos em consequência da pandemia que nos assola desde o início do ano, e sem fim à vista, torna-se ainda mais importante a ponderação e visão estratégica sobre qualquer tipo de investimento. Ainda para mais, com o conhecimento que temos do nosso mercado, quando este investimento é efetuado na direção de uma estratégia online. Mas é em alturas de crise que surgem as oportunidades. Abordei esta, e outras questões, no artigo que escrevi para a Marketeer, sobre o impacto do novo Coronavirus no mundo dos negócios online.

Ainda fico apreensivo quando escuto alguém dizer que “o meu negócio não precisa da internet”, porque de facto, ainda o oiço mais vezes do que imaginam! Não podemos descurar a importância de uma estratégia digital em qualquer vertical de negócio. A nossa comunicação deve ser efetuada junto da nossa audiência. Quando atuamos num mercado em que a taxa de penetração de internet ascende aos 83%, e contamos com 7 Milhões de presenças ativas em redes sociais (fonte: Digital 2020 – We Are Social & Hootsuite) não nos podemos dar ao luxo de dizer que “o meu negócio não precisa da internet”, certo?

Uma das preocupações diárias que temos, na MindSEO, é a atenção às necessidades de mercado e a adequação das nossas respostas às necessidades dos clientes que nos abordam. A nossa forma de atuar no mercado sempre foi no sentido de adaptar os nossos serviços às necessidades do cliente e à sua realidade. Analisamos o estado atual da sua presença e estratégia online, analisamos objetivos, e em conjunto, sem rodeios, estabelecemos metas e prioridades. E é graças a esta postura, a esta transparência de procedimentos, que atingimos os nossos objetivos e conseguimos trabalhar em projetos tanto desafiantes como gratificantes. É graças a esta abordagem que fazemos ao mercado que conseguimos o privilégio de colaborar em projetos como o que embarcamos já nas próximas semanas, ao juntar à nossa carteira de clientes a Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA), que connosco irá reposicionar a sua presença online, de forma a escalar o seu alcance de negócio.