10 Tendências para o Marketing Digital em 2024

Não é novidade para ninguém. O marketing digital é uma área em constante evolução, com novas tendências a surgir a cada momento que a tecnologia e a internet evoluem. Nos últimos anos, o mundo digital deu passos de gigante em termos de evolução e a necessidade de adaptação e aprendizagem de novas tecnologias, estratégias, ferramentas e procedimentos é por demais evidente. Uma presença online não é mais um fait-divers é uma obrigação para qualquer empresa que queira prosperar no seu negócio. Em 2024, as empresas que desejam ter sucesso no mercado digital precisam estar atentas a esta constante evolução e, na minha opinião, deverão dar atenção especial as estas 10 tendências que deverão moldar o marketing digital em 2024.

1. Personalização e segmentação

A personalização e a segmentação são essenciais para o sucesso de uma estratégia de marketing online e em 2024 serão ainda mais importantes. As empresas têm necessidade de comunicar com os seus clientes de forma mais relevante e personalizada, para satisfazer as suas necessidades e interesses específicos.

Para isso, as empresas precisam de recolher e analisar dados sobre os seus clientes. Esses dados podem ser usados para criar perfis de clientes – business personas – que podem ser usados para direcionar anúncios e conteúdos personalizados.

2. Inteligência artificial (IA)

A IA continuará a desempenhar um papel cada vez mais importante no marketing digital. Aliás, nas 10 tendências para para o marketing digital em 2024 que a minha equipa na Ecossistemas Digitais identificou, o foco foi a intervenção da IA em todos os processos do marketing. A IA pode ser utilizada para automatizar tarefas, melhorar a personalização e a segmentação e gerar insights sobre o comportamento dos clientes. Será por demais importante ter sempre presente que a IA deverá complementar estratégias e procedimentos e a intervenção do humano continuará a ser fundamental. O ser humano vive de emoções, e por mais inteligente que seja a máquina, ainda estamos longe de ter a IA a conseguir entender e explicar o que nos apaixona, o que nos faz seguir uma tendência ou repudiá-la, o que nos faz preferir o azul ao vermelho, etc…

3. Vídeo

O vídeo continuará a ser uma forma de marketing cada vez mais popular. Os vídeos são uma forma eficaz de contar histórias, educar e entreter os clientes. As plataformas sociais que utilizam o vídeo como principal suporte continuarão em ascensão. As plataformas existentes continuarão a integrar o vídeo e a torná-lo mais relevante. Vejamos o aumento de utilização dos reels em Facebook e Instagram, por exemplo.

Em 2024, as empresas devem investir em vídeos de alta qualidade que sejam informativos, envolventes e partilháveis. Os vídeos também devem ser optimizados para dispositivos móveis, que são a principal ferramenta utilizada para visualizar vídeos, nomeadamente em redes sociais.

4. Áudio

O conteúdo de áudio, como podcasts e audiobooks, também continuará a ganhar popularidade. O conteúdo de áudio é uma boa opção para consumidores que estão ocupados ou que preferem consumir conteúdo enquanto fazem outras atividades.

Em 2024, as empresas devem considerar criar conteúdo de áudio para alcançar um público mais amplo.

5. Realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR)

A AR e a VR são tecnologias emergentes que têm o potencial de revolucionar o marketing digital. As empresas podem usar a AR e a VR para criar experiências imersivas e envolventes para os seus clientes. Em 2024, as empresas deverão começar a experimentar com a AR e a VR para perceber como estas podem ser utilizadas para melhorar as suas estratégias de marketing.

6. Marketing de influência

O marketing de influência continuará a ser uma forma eficaz de alcançar um público-alvo segmentado. Os influenciadores são pessoas que têm uma grande base de seguidores nas redes sociais. Mas não se deixe enganar. Um influencer com uma base de meia dúzia de milhares de seguidores não é um influencer, é uma pessoa com alguns seguidores. Seja mais exigente! Os influenciadores podem ser utilizados ​​para promover produtos e serviços para os seus seguidores. Em 2024, as empresas devem investir em marketing de influência com influenciadores relevantes para o seu público-alvo.

7. Marketing de sustentabilidade

Marketing Sustentável, ou Marketing com Propósito (pode saber mais sobre o marketing com propósito no excelente artigo da equipa da Ecossistemas Digitais). Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade. As empresas que desejam ligar-se verdadeiramente com estes consumidores terão de adoptar práticas sustentáveis ​​e comunicar a sua sustentabilidade de forma clara e transparente. Em 2024, as empresas devem investir em marketing de sustentabilidade para demonstrar o seu compromisso com a sustentabilidade.

8. Marketing de gamificação

O marketing de gamificação usa elementos de jogos para envolver e entreter os clientes. O marketing de gamificação pode ser utilizado para aumentar o engajamento, gerar leads e promover produtos e serviços. Em 2024, as empresas devem considerar usar o marketing de gamificação para criar experiências mais envolventes para os seus clientes.

9. Marketing Agile

O marketing agile é uma abordagem de marketing que se concentra na rapidez e flexibilidade. O marketing agile permite que as empresas respondam rapidamente às mudanças no mercado e nas preferências dos clientes. Em 2024, as empresas devem adotar uma abordagem de marketing agile para serem capazes de se adaptar às mudanças rapidamente.

10. Marketing omnicanal

Já oiço falar neste jargão há uns anos. Mas afinal o que é o Marketing Omnicanal? (talvez aborde isto num outro artigo). Para 2024, O marketing omnicanal continua a ser uma abordagem de marketing em crescendo. É uma abordagem que utiliza vários canais para alcançar os clientes. Permite que as empresas criem uma experiência consistente para os clientes em todos os canais. Investir em marketing omnicanal irá permitir às empresas criar uma experiência de cliente perfeita.

E aí têm, para conhecer e comentar, as tendências que considero essenciais para que em 2024 o marketing digital continue a evoluir e a permitir às empresas uma maior proximidade e envolvência com os seus clientes e utilizadores. As empresas que desejam ter sucesso no mercado digital deverão estar atentas a estas tendências e incorporá-las e adaptá-las nas suas estratégias de marketing para o futuro.

obrigado por chegar até aqui

Continue a ler...

Vamos Falar?

Quer enviar-me uma mensagem ou tem alguma questão a colocar-me? Não hesite em contactar-me. Clique no botão e envie-me uma mensagem ou marque uma reunião comigo. Até já.

Enviar MensagemMarcar Reunião