O projecto tutu começou em 2003, como uma brincadeira. Quer dizer, pensem nisso. Fotografar-me com um tutu cor-de-rosa, que loucura é esta? (The Tutu Project – tradução minha)
Quando Bob Carey começou esta brincadeira fotográfica estava longe de imaginar a missão que iria abraçar uns anos mais tarde. Gordo, peludo e desengonçado, Bob e a sua máquina fotográfica (e o seu tripé), atravessaram o país e o mundo em busca de cenários perfeitos para as suas fotos vestindo um tutu cor-de-rosa (sim, ele tem roupa interior por baixo daquilo!).
O objectivo é simples, e nobre. Quando a sua esposa foi diagnosticada com cancro da mama, Bob fez destas fotografias um meio de a ajudar a lidar com a doença e os tratamentos, fazendo-a rir, ao mostrar as suas fotografias nas situações mais bizarras e incríveis. Imaginem um homem praticamente nu, com um tutu cor-de-rosa, deitado no meio da estrada em Times Square! A esposa partilhou essa alegria com outras mulheres na mesma situação, uma verdadeira terapia do riso!
A vulnerabilidade do homem, levada ao ridículo pela objectiva de Bob, revela a simplicidade da condição humana e desperta a capacidade de rirmos de nós mesmos.
Agora Bob prepara a edição de um livro com uma vasta selecção das suas fotos, o dinheiro que fizer será para doar a organizações que se dedicam à investigação e tratamento do cancro da mama. Podem saber mais aqui.
fontes: