Desabafos

Onde cabe a Poesia? 1

Onde cabe a Poesia?

Onde cabe a Poesia? 1200 800 Gilberto Pereira

Dizem-me algumas vezes, que a Poesia tem o seu lugar próprio, a sua envolvência, o seu “je ne sais quoi” que torna as coisas estranhas para as pessoas à sua…

#Fica em Casa, Carago! 2

#Fica em Casa, Carago!

#Fica em Casa, Carago! 2048 1366 Gilberto Pereira

Somos pessoas com sorte. Assistimos ao escalar da situação que atravessámos, no conforto das nossas casas. Em frente à televisão. Saímos à rua para o estritamente necessário e até podemos,…

VOTE - apelo ao voto nas eleições - GilbertoPereira.com

A importância de Votar

A importância de Votar 960 640 Gilberto Pereira

A poucos dias de novas eleições legislativas, queimam-se os últimos cartuchos, atiram-se as últimas pedras e insultos, contam-se espingardas, e todos os clichés que se sucedem. Sobre todos os partidos…

#mylittleportugal - Portugal 3

#mylittleportugal – Portugal

#mylittleportugal – Portugal 1024 768 Gilberto Pereira

#mylittleportugal, meu Portugal pequenino… pequenino da pior maneira possível… pequenino na sua pequenez mesquinha e patética. No meu Portugal não se vive…sobrevive-se. Porque viver era sair à rua com um…

O Gangue da Lycra 4

O Gangue da Lycra

O Gangue da Lycra 1024 706 Gilberto Pereira

Com a sazonalidade das andorinhas na Primavera e a pontualidade britânica em todo o rigor, estas individualidades saem de hibernação com os primeiros raios de sol primaveril. Assim que os…

Stop the block 5

Stop the block

Stop the block 1024 624 Gilberto Pereira

O tempo é curto, as tarefas são muitas, e a corda rompe-se pelo lado mais fraco. Não vou lançar o movimento “Stop the block” para parar este bloqueio que me…

Temperamental 6

Temperamental

Temperamental 410 308 Gilberto Pereira

“Ó caralho! Ó caralho!”                             (Joaquim Pessoa, Poema Temperamental) Tenho um carro muito temperamental, sofre de uma…

elogio da preguiça 7

elogio da preguiça

elogio da preguiça 640 426 Gilberto Pereira

“Pessoas inteligentes são preguiçosas” Muitas vezes me perguntam o porquê desta citação. Não sei a quem a atribuir – talvez à “sabedoria popular(?)” – mas o facto é que, cada…

não atirem as pedras, atirem os cravos... 8

não atirem as pedras, atirem os cravos…

não atirem as pedras, atirem os cravos… 387 400 Gilberto Pereira

Não soubemos lidar com a liberdade. Saímos à rua, em ‘74, de punho erguido e garganta rouca, sem saber muito bem o significado daquela palavra que ouvíamos a cada esquina:…

baby on board 9

baby on board

baby on board 640 589 Gilberto Pereira

Baby on Board A 23 de Abril de 2012 tive uma epifania, mais concretamente, na madrugada de 23 para 24 de abril de 2012 – pronto, sejamos objectivos – a…